Desenvolvimento sob medida: quando a ele recorrer

Desenvolvimento Sob Medida

A finalidade deste post é orientar os seguidores do nosso recém-criado blog sobre as principais demandas existentes para desenvolvimento sob medida que levantamos com base na nossa vivência de mercado. Vamos lá:

Situação atual

Empresas de todos os portes empregam cada vez mais sistemas integrados de gestão para aprimorar seus fluxos operacionais e gerenciais. Por outro lado a verdadeira escravidão fiscal a qual são submetidas as empresas brasileiras – realizam até tarefas de arrecadação de impostos – só pode ser atendida também via ERP (sigla para os sistemas integrados – Enterprise Resource Planning) adequado.

A aquisição e implantação de um ERP é processo complexo e usualmente muito penoso. Certamente, faremos outros posts sobre isso aqui no blog.

As funcionalidades disponíveis nos sistemas integrados disponíveis são inúmeras, fruto normalmente de anos de desenvolvimento, aprimoramento e atendimentos de novas necessida¬des dos clientes e da fome fiscal governamental.

Sistemas satélites

Mesmo assim, aparecem frequentemente necessidades não atendidas por funcionalidades disponíveis no ERP. Este é um primeiro caso em que um sistema satélite sob medida pode resolver. A Casa Villar possui inúmeros exemplos de sistemas satélites em seus clientes, até mesmo consolidando dados de dois sistemas diferentes, tornando-os muito mais aderentes aos negócios das empreas.

Aqui cabe um parêntese orientador na escolha de um ERP: é desejável que ele possua interfaces adequadas (API’s) que facilitem a interação entre sistemas satélites sob medida e o sistema integrado. Isso facilita o crescimento desse sistema para que ele permaneça atendendo à empresa quando surgem novas demandas, sem a necessidade de trocar todo o ERP – o que é extremamente custoso e trabalhoso, diga-se de passagem.

Sistema integrados sob medida

Certas situações exigem que o sistema principal seja desenvolvido sob medida. Um exemplo válido ocorre quando o pro¬cesso operacional principal é bastante específico. Foi o caso de nosso cliente OGMO-CE, onde uma legislação trabalhista muito específica levou a esta decisão.

Mesmo assim, aproveitamos algumas funcio¬nalidades existentes de um dos ERP´s nacionais que, neste caso, faz o papel do sistema satélite.

Avanços na tecnologia

O uso geração de código competente e flexível através da ferramenta Ironspeed usada pela Casa Villar viabiliza soluções web e mobile sob medida. Isto justifica nossa promessa: “desenvolvimento ágil em até 3x mais rápido”.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail:

Comente aqui

  • (will not be published)