Projeto de desenvolvimento ágil para unidade Fisk

Fisk Seis Bocas

A Escola Fisk Seis Bocas (Fortaleza – CE) tentou converter seu velho sistema em Clipper, operando desde 1997. O esforço de um ano não pode ser aproveitado, quando a Casa Villar foi contratada no final de 2004 para executar um projeto de desenvolvimento ágil.

O novo projeto foi iniciado em 3/01/2005, com conclusão prevista para junho. Era uma previsão otimista tendo em vista a interface web, mais complexa do que o abandonado sistema desktop. Além disto, havia o módulo de consistência e conversão dos dados do sistema Clipper para o banco de dados novo. Outros agravantes: a falta de experiência em interface web e o uso inicial da nova ferramenta comprada pela Casa Villar, o Ironspeed Designer.

Antes da aquisição da primeira licença, durante cerca de seis meses foram teste com este gerador de aplicações web americano, ainda na versão 2.1. Ele prometia gerar com qualidade grande parte das rotinas do novo sistema, especialmente as tarefas de banco de dados e as páginas web para manuseio dos dados da aplicação.

Além de cumprir o prometido a ferramenta se mostrou excelente professora para o desenvolvedor ainda não versado na tecnologia web. Ela cuidava bem das tarefas de projeto gráfico e, tanto o código de programas como o de páginas, orientavam didaticamente as tarefas de personalização.

Resultado prático: na primeira semana de março uma versão foi disponibilizada para treinamento e operação em paralelo. Três dias depois o sistema antigo foi abandonado. Ajustes pós-implantação foram feitos de forma suave e ágil.

Hoje, ao completar o oitavo aniversário de início do projeto, três escolas Fisk e uma franquia PBF utilizam o sistema, contando com a assistência personalizada da Casa Villar.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos por e-mail:

Comente aqui

  • (will not be published)